quinta-feira, 20 de junho de 2019

Fazendo backup de drivers no Windows 10 com DISM via PowerShell

Quem é profissional da área sabe como é complicado achar um driver de dispositivos de fabricas de hardwares não muito conhecidas (chinesas).
Por este motivo esse procedimento é uma mão da roda rsrs... Espero poder estar te ajudando de alguma forma.
Iremos usar o comando DISM (que já está no Windows 10) através do Windows PowerShell. Estes procedimentos também podem ser feitos através do Prompt de Comando.
O DISM é uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada na manutenção e na preparação de imagens do Windows (fonte: site da Microsoft).
Como iremos trabalhar com linha de comando, iremos utilizar o PowerShell que, por padrão, já está configurado nas últimas Builds do Wndows 10.
Como em  outros tutoriais que expliquei aqui, iremos clicar com o botão direito do mouse na logo do Windows, situado no canto inferior direito e, como iremos precisar de permissões elevadas, iremos clicar em seguida com o botão esquerdo em Windows PowerShell (Admin).
bkpdriver-powershell1
Como necessitamos de permissões, aparecerá a janela onde deveremos clicar em Sim para permitir alterações.
bkpdriver-powershell2
Com o Windows PowerShell aberto, iremos primeiramente criar uma pasta (diretório) na raiz do disco local C para armazenarmos os backups dos drivers. Para isso iremos digitar o comando mkdir c:\BKP_DRIVERS <enter>, o mkdir é o BKP_DRIVERS é o nome que foi dado para o diretório.  
bkpdriver-powershell4
Com o diretório de armazenamento criado, iremos digitar
bkpdriver-powershell6
Iremos notar que irá fazer o backup dos drivers para o diretório escolhido.
bkpdriver-powershell7
Se quisermos verificar através da linha de comando se de fato foram feitos os backups dos drivers, só precisamos digitar dir c:\BKP_DRIVERS <enter> .
bkpdriver-powershell9
Lembrando que antes de formatar o PC, copiar esta pasta de backup para um pendrive ou um diretório seguro na rede.
E o comando para restaurar os drivers é 
Este procedimento poderá ser feito também em versões mais antigas do Windows. Caso não tenha o dism, poderá estar instalando o Windows ADK, do qual o dism também faz parte.
Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2018/05/fazendo-backup-de-drivers-no-windows-10-com-dism-via-powershell/

Nenhum comentário:

Postar um comentário