terça-feira, 23 de outubro de 2012

Excel fecha sem pedir para Salvar

Me deparei com a seguinte cituação, o excel não solicita ao usuario salvar a planilha quando o mesmo clica em fechar, o usuario perde todo trabalho realizado. Para solucionar o problema fiz o exemplo 2.

Abra o painel Macro ALT+F11 e insira um dos exemplos abaixo ira setar como padrão.
Exemplo 1: Fechar a pasta de trabalho sem salvar as alterações
Para forçar uma pasta de trabalho para fechar sem salvar as alterações, digite o seguinte código em um módulo de Visual Basic da pasta de trabalho:
Sub Auto_Close()
    ThisWorkbook.Saved = True
End Sub

Porque a propriedade Saved é definida como True, o Excel responde como se a pasta de trabalho já foi salvo e nenhuma alteração ocorreu desde que salvar por último.
A propriedade DisplayAlerts do programa pode ser usada para a mesma finalidade. Por exemplo, a macro a seguir desativa DisplayAlerts fecha a pasta de trabalho ativa sem salvar as alterações e, em seguida, ativa DisplayAlerts novamente.
Sub CloseBook()

    Application.DisplayAlerts = False

    ActiveWorkbook.Close

    Application.DisplayAlerts = True

End Sub


Você também pode usar o argumento SaveChanges do método Close . .
A macro a seguir fecha a pasta de trabalho sem salvar as alterações:
Sub CloseBook2()

    ActiveWorkbook.Close savechanges:=False

End Sub

Exemplo 2: Fechar a pasta de trabalho e salvar as alterações
Para forçar uma pasta de trabalho para salvar as alterações, digite o seguinte código em um módulo de Visual Basic da pasta de trabalho:
Sub Auto_Close()

    If ThisWorkbook.Saved = False Then

        ThisWorkbook.Save

    End If

End Sub

Este subprocedimento verifica se a propriedade do arquivo salvo é definida como False. Nesse caso, a pasta de trabalho foi alterada desde a última gravação, e essas alterações são salvas.

*Se te ajudei de alguma forma faça um comentario, Obrigado.

3 comentários:

  1. boa tarde,
    minha planilha tem alguns comentários que quando eu a abro, os comentários não estão ocultos, aí quando passo o mouse sobre qualquer um deles a planilha fecha automaticamente e não tem jeito de eu conseguir excluir aquele comentário, etc. Conseguem me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Por algum motivo, a opção Salvar ou Salvar Como do Excel (uso aqui o 2007) não está funcionando. Não consigo salvar, de jeito nenhum, uma planilha nova, mas consigo, por exemplo, editar uma já salva e salvar as alterações.

    Quando clico em fechar, o Excel simplesmente fecha, sem sequer dar a mensagem. Usei seu último código para obrigar a mostrar a mensagem e funcionou, mas quando eu clico em "Sim", nada acontece! A caixinha de mensagem continua lá, com o Sim, Não ou Cancelar e apenas o "Não" ou o "Cancelar" funcionam. Ou seja, consigo cancelar o fechamento da planilha ou fechar sem salvar, mas fechar salvando não. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir