quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resolvendo Problema com Drive Placa de vídeo VIA no Ubuntu 13.10














Essa postagem diz respeito ao erro no carregamento do Ubuntu que exibe a seguintes tela, com a mensagem "The system is running in low-graphics mode"













No momento do boot do PC, mantenha pressionado a tecla SHIFT até aparecer a tela de GRUB. Logo após, selecione a opção "Recovery Mode" (modo de recuperação). O boot irá carregar normalmente, e irá aparecer um menu de recuperação: 









Habilite a placa de rede selecionando "network Enable networking" em seguida confirme na próxima janela, ao retornar a janela do Recovery Menu selecione "root  Drop to root shell prompt".

Agora é preciso que você saiba qual driver de vídeo é utilizado em seu PC. Caso desconheça essa informação, execute o comando: lspci -v | grep -i vga. Caso seja Nvidia, você pode receber a mensagem: 01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G92 [Quadro FX 2800M] (rev a2) e caso seja ATI, uma mensagem como essa: 01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI RV710 [Mobility Radeon HD 4500/5100 Series 

Tendo ciência de qual placa de vídeo está presente em seu PC, você precisará reinstalar o drivers correspondentes: 


VIA 

Rode os comandos abaixo: 

sudo add-apt-repository ppa:bigboss77/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

NVIDIA 

sudo apt-get install nvidia-current

ATI 

É necessário remover o fglxr: 

sudo aptitude remove --purge fglxr*

Reinicie o Ubuntu com o comando reboot

Após a inicialização de apresentar lentidão gráfica siga os passos abaixo para utilizar o modo clássico do Ubuntu sem efeitos visuais.

sudo apt-get install gnome-session-fallback
Depois do processo de instalação ter terminado, você já pode efetivamente utilizar este ambiente gráfico. Para tal, tal como referido no início desta secção, precisa de ir à tela de login do Ubuntu. Pode fazer de duas maneiras, reiniciando o Ubuntu ou simplesmente reiniciando a sessão, ou seja, clicando no botão do Menu do Sistema (que se encontra no canto superior direito) e escolhendo a opção “Encerrar sessão…
Depois do processo de instalação ter terminado, você já pode efetivamente utilizar este ambiente gráfico. Para tal, tal como referido no início desta secção, precisa de ir à tela de login do Ubuntu. Pode fazer de duas maneiras, reiniciando o Ubuntu ou simplesmente reiniciando a sessão, ou seja, clicando no botão do Menu do Sistema (que se encontra no canto superior direito) e escolhendo a opção “Encerrar sessão…” ou similar dependendo da sua versão.

Encerrar sessão para trocar de ambiente gráficoM
Quando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:
botao dos ambientes visuais do UbuntuM

Ao clicar nesse botão, será apresentada uma lista com os vários ambientes gráficos que você tem instalados. Se seguiu este artigo, deverá ter não só a opção “Ubuntu” e “Ubuntu 2D” (as opções do Unity que Ubuntu traz por padrão) mas também as opões “GNOME Classic” e “Gnome Classic (No effects)”. Destas duas últimas, a primeira é o Gnome-Classic normal com alguns efeitos visuais (que o Unity também tem) e o segundo é ainda mais leve pois não traz esses efeitos visuais.
Modo Classico no Ubuntu 12.04 Precise PangolinM

Assim, escolha a opção “Gnome Classic (No effects)” e depois digite a senha como normalmente você faz para aceder ao Ubuntu. Verá que o ambiente gráfico já não é o Unity mas, sim, o Ubuntu Clássico.
Quando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:Quando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:Quando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:Quando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:ANA MARIA VALERIO FRANCOQuando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:uando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:
Quando estiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica imediatamente acima da caixa de texto onde você digita a sua senha, tal como na imagem abaixo:

2 comentários:

  1. tenho o VGA da VIA estou fazendo todos os passo que indicou acessando o GRUB depois Habilitando a Placa de rede depois acessando terminal modo root e finalmente quando executo o comando sudo add-apt-repository ppa:bigboss77/ppa ele não carrega e diz que eu digitei errado o PPA !! tem alguma sugestão

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Finalmente consegui acessar o modo gráfico no ubuntu. Otima dica.

    ResponderExcluir