terça-feira, 25 de março de 2014

Como agendar e-mails usando script e uma planilha do Google Docs

Isso por que um desenvolvedor criou um script que roda dentro de uma planilha do Docs. Funciona como um programador de e-mails – é só escrever no Gmail e salvar como rascunho que o Gmail Scheduler faz todo o resto, sem a necessidade de criar contas extras em serviços de terceiros. 
Passo 1. Escreva uma mensagem no Gmail inserindo normalmente todos as informações, como destinatário, assunto, conteúdo e eventuais anexos e cópias; 
Passo 2. Em seguida, feche a janela para salvar a mensagem na pasta de Rascunhos;
Primeiro passo é escrever o e-mail e salvar em Rascunhos  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Primeiro passo é escrever o e-mail e salvar em Rascunhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Acesse o script para copiar para sua conta do Google Drive uma planilha contendo a função de agendamento de e-mails. Ao abrir a página, clique em "Sim, faça uma cópia";
Copie a planilha contendo o script para sua conta do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie a planilha contendo o script para sua conta do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Em seguida, você deve fornecer autorização ao script para manejar os dados da sua conta, o que inclui permissão para obter mensagens gravadas na pasta Rascunhos do Gmail, entre outras.
Para isso, vá até o menu superior intitulado Gmail Scheduler e selecione a opção "Step 1: Authorize". Na tela seguinte, clique em "Aceitar";
Autorize o acesso dos seus dados pelo script (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Autorize o acesso dos seus dados pelo script (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Agora é preciso obter as mensagens salvas em Rascunhos. Clique novamente no menu Gmail Scheduler e escolha "Step 2: Fetch Messages". Será exibida uma planilha que será preenchida com os e-mails salvos em Rascunhos – a ação pode demorar um pouco, dependendo do número de mensagens agendadas;
Importe as mensagens no Rascunhos do Gmail para a planilha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Importe as mensagens no Rascunhos do Gmail para a planilha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Agora é hora de definir as datas de envio de suas mensagens. Para isso, clique nas células da coluna "Scheduled Time" em cada linha para programar a data em um calendário. Ao terminar de preencher todas as linhas, avance para o passo seguinte;
Preencha a coluna Scheduled Time com a data de envio das mensagens agendadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Preencha a coluna Scheduled Time com a data de envio das mensagens agendadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 6. Agora, de novo em Gmail Scheduler, clique em "Step 3: Schedule Messages". Imediatamente, a coluna Status da planilha será preenchida com "Scheduled" (agendado, em inglês), confirmando a programação de envio dos seus e-mails;
Se desejar modificar a data de envio, basta mudar a data na coluna Scheduled Time e realizar o Passo 5 mais uma vez.
Selecione Step 3 para finalizar o processo e agendar suas mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione Step 3 para finalizar o processo e agendar suas mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Pronto. Agora você já sabe que, para agendar e-mails no Gmail, não é necessário baixar extensões e outros programas. Com o script Gmail Scheduler, é possível manter tudo na nuvem e acessível de qualquer navegador com sua conta logada. Lembre-se: para agendar novos e-mails, basta salvá-los como Rascunho e proceder os Passos 3 a 5 deste tutorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário