Neste Tutorial vamos mostrar como um administrador pode adicionar novas features (funcionalidades) no Windows Server 2012. No Windows Server 2008 R2 o administrador tinha um assistente para adicionar uma funcionalidade (Feature) ou função/papel (Role), onde a funcionalidade era algo do tipo .NET Framework, Telnet e este tipo de coisa.
Solução
Para adicionarmos uma nova função podemos estar clicando em Add roles and features no Dashboard principal do Server Manager, ou ainda clicando em Manage e clicar em Add roles and features
Na página Before you begin. Vamos ter uma página de boas vindas com algumas dicas sobre o assistente, clique em Next.
Na página Installation Type. Vamos selecionar Role-based or feature-based installation e vamos clicar em Next.
Na página Select destination server. Esta é uma das novas funcionalidades do Windows Server 2012 onde podemos gerenciar um computador local ou remoto com o mesmo assistente, ou ainda um VHD (Virtual Hard Disk), a dica é sempre olhar no canto superior direito quem é o servidor que receberá a ação durante a execução do assistente, neste exemplo é o servidor MVDSQL.apatricio.local após selecionado o servidor devemos clicar em Next.
Na página Select server roles. Neste Tutorial estaremos somente instalando Features, então não precisamos selecionar nada e clicar em Next.
Na página Select Features. Aqui podemos escolher as funcionalidades, vamos selecionar Telnet client e ferramentas de administração do Active Directory como também o legado de .NET Framework 3.5 (que inclui a versao 2.0 e 3.0) e vamos clicar em Next.
Na página Confirm installation selection. Teremos uma lista de tudo que será instalado e podemos clicar em Install. No entanto, durante a nossa seleção nós selecionamos o .NET Framework legado e o mesmo não é copiado durante a instalação do Windows Server 2012 e não se encontra no disco, então quando este tipo de mensagem aparece o administrador tem que passar o caminho para instalação dos mesmos.
A instalação é simples, vamos clicar em Specify an alternate source path e na nova janela que se abre podemos passar o caminho, como é nativo do Windows Server 2012 podemos colocar a mídia no drive e especificar o diretório Sourcessxs para o .NET Framework 3.5 e clicar em OK.
Agora que já fizemos um detour e resolvemos o problema de arquivos faltando para instalação da feature, podemos escolher a opção Restart the destination server automatically if required e fazendo isso a seguinte caixa de diálogo será mostrada, para confirmar clique em Yes.
Nota: É importante usar esta opção em servidores que não estão em produção do contrário se o restart for requerido o servidor irá ser inicializado após a instalação das novas features caso o restart seja requerido.
Após clicar em Install o processo será inicializado e uma das novas funcionalidades do Windows Server 2012 é que podemos fechar o assistente e caso queremos voltar ao mesmo podemos clicar em Tasks (que é o ícone de bandeira ao lado do Manage) no Server Manager para saber o status da operação ou ainda retomar o assistente.
Instalando via PowerShell…
A instalação via PowerShell é muito fácil e é feita através de um Alias chamado Add-WindowsFeature, para instalarmos basta rodar os seguintes cmdlets:
Add-WindowsFeature GPMC
O primeiro cmdlet é para importar o módulo do Server Manager para a sessão do PowerShell e o segundo é para adicionar a feature do Group Policy Management Console. Para saber a lista de Features que podem ser adicionadas o administrador pode utilizar Get-WindowsFeature, devemos sempre usar o nome da coluna Name durante os cmdlets. A vantagem deste cmdlet que mostra também as funções (roles) disponíveis como também o estado atual (se estão instaladas ou não).
A remoção de uma feature é semelhante e pode ser atinginda através do cmdlet Remove-WindowsFeature <Nome-da-Feature>
Instalando via PowerShell e remotamente…
Para instalarmos remotamente somente precisamos utilizar o switch Computer <Nome-do-servidor> ao que já aprendemos na seção anterior. Segue a sintaxe do cmdlet:
Add-WindowsFeature Nome-da-Funcionalidade Computer Nome-do-Computador
Na figura abaixo adicionamos o XPS Viewer em um computador remoto.
Na verdade qualquer operação com esta funcionalidade somente basta utilizar o Computer, ou seja, Add and Remove cmdlets tiram vantagem desta switch.
Fonte: Anderson Patricio
Nenhum comentário:
Postar um comentário